Fazer movimentos de capoeira angola não significa ser angoleiro, assim como, fazer movimentos de capoeira não significa ser capoeirista.
Os movimentos de capoeira são acessíveis a qualquer um que queira aprendê-los. Sentir a capoeira angola e suas subjacências é que é o problema. De tal forma que, antigamente não tínhamos tantos mestres.
Mestre Moraes.
Thank you Mestre. I already tried to explain that to a friend who is playing Capoeira Regional and says Capoeira Angola is just to be slower and closer to the flour... Samuel (azur.dream@gmail.com)
ResponderExcluirMestre, o senhor poderia fazer uma abordagem sobre a tradição oral dentro do contexto da Capoeira Angola?
ResponderExcluirConcordo absolutamente e assino embaixo.A capoeira angola é um estado de espírito.São poucos que conseguem senti-la totalmente.Palavras do sagaz Azul,ex-aluno do mestre Naldinho,ex-aluno do mestre ìndio e para sempre seguidor dessa arte.É nós!!!Sempre capoeira!!!
ResponderExcluirConcordo com o senhor, eu aprendi isso no GCAP ouvindo o senhor falando que todos iriam querer ser angoleiros e nunca mais esqueci, eu larguei tudo para trás em 1980 quando entrei para o GCAP e hoje vejo muitas pessoas querendo ser sem aprender.
ResponderExcluirAss: Willians
peninhasoangola@hotmail.com
É Mestre o senhor está completamente correto.
ResponderExcluirExistem muitos que se dissem "mestres" de capoeira.Pensando só em movimentos bonitos e perigosos, esperando fins lucrativos.O capoeira tem q sentir capoeira, respirar capoeira saber falar capoeira não só ficar dando saltos por ai. Eu sou aluno de David, núcleo de São Luis do Paraitinga/SP, tenho 17 anos e a capoeira me esinou muito, é onde procuro bucar forças para enfrentar a vida e nós jovens a maioria das vezes somos atraidos pelos movimentos d capoeira e não pelo que ela pode nos oferecer sem ser na parte fisica. Dessa forma o que o senhor afirmou na minha opinião está completamente certo, e também penso que tudo isso sobre sentir capoeira vem tanto do aluno mas tambem do MESTRE que o ensina capoeira.
Muito obrigado.
Marcelo H. dos Santos Carriel
Aluno do GCAP Núcleo São Luis do Paraitinga.