8 de jun de 2009

Só para refletir.

Fazer movimentos de capoeira angola não significa ser angoleiro, assim como, fazer movimentos de capoeira não significa ser capoeirista.
Os movimentos de capoeira são acessíveis a qualquer um que queira aprendê-los. Sentir a capoeira angola e suas subjacências é que é o problema. De tal forma que, antigamente não tínhamos tantos mestres.


Mestre Moraes.

5 comentários:

  1. Thank you Mestre. I already tried to explain that to a friend who is playing Capoeira Regional and says Capoeira Angola is just to be slower and closer to the flour... Samuel (azur.dream@gmail.com)

    ResponderExcluir
  2. Mestre, o senhor poderia fazer uma abordagem sobre a tradição oral dentro do contexto da Capoeira Angola?

    ResponderExcluir
  3. Concordo absolutamente e assino embaixo.A capoeira angola é um estado de espírito.São poucos que conseguem senti-la totalmente.Palavras do sagaz Azul,ex-aluno do mestre Naldinho,ex-aluno do mestre ìndio e para sempre seguidor dessa arte.É nós!!!Sempre capoeira!!!

    ResponderExcluir
  4. Concordo com o senhor, eu aprendi isso no GCAP ouvindo o senhor falando que todos iriam querer ser angoleiros e nunca mais esqueci, eu larguei tudo para trás em 1980 quando entrei para o GCAP e hoje vejo muitas pessoas querendo ser sem aprender.
    Ass: Willians
    peninhasoangola@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. É Mestre o senhor está completamente correto.
    Existem muitos que se dissem "mestres" de capoeira.Pensando só em movimentos bonitos e perigosos, esperando fins lucrativos.O capoeira tem q sentir capoeira, respirar capoeira saber falar capoeira não só ficar dando saltos por ai. Eu sou aluno de David, núcleo de São Luis do Paraitinga/SP, tenho 17 anos e a capoeira me esinou muito, é onde procuro bucar forças para enfrentar a vida e nós jovens a maioria das vezes somos atraidos pelos movimentos d capoeira e não pelo que ela pode nos oferecer sem ser na parte fisica. Dessa forma o que o senhor afirmou na minha opinião está completamente certo, e também penso que tudo isso sobre sentir capoeira vem tanto do aluno mas tambem do MESTRE que o ensina capoeira.
    Muito obrigado.

    Marcelo H. dos Santos Carriel
    Aluno do GCAP Núcleo São Luis do Paraitinga.

    ResponderExcluir

Ao deixar um comentário escreva seu nome e seu e-mail. Ajude-nos a fortalecer nossa rede de contatos!